Aproximando-se as Eleições para a Assembleia da República de 2022, a Embaixada de Portugal em Singapura informa que:

1. Os cidadãos nacionais recenseados em território nacional poderão, sem necessidade de registo prévio, votar antecipadamente na Embaixada de Portugal entre 18 e 20 de janeiro de 2022.

2. Os cidadãos nacionais recenseados em Singapura e que não tenham, até 5 de dezembro de 2021, exercido o direito de opção pelo voto presencial, votarão por via postal.

Na modalidade de voto por correspondência, o boletim de voto é enviado para a morada indicada no caderno de recenseamento (morada do cartão de cidadão) por via postal, sob registo, tendo a Administração Eleitoral iniciado a expedição de boletins de voto a 27 de dezembro. Os eleitores receberão um boletim de voto e dois envelopes, um de cor verde e outro branco. Depois de assinalada a opção de voto e dobrado o boletim em quatro, este é colocado no envelope de cor verde. Depois de fechado, o envelope de cor verde é colocado no envelope de cor branca, juntamente com uma cópia do cartão de cidadão ou bilhete de identidade do eleitor. A devolução do voto por via postal é feita pelo eleitor até 29 de janeiro, sendo somente considerados os votos enviados até essa data e recebidos em Portugal até 9 de fevereiro. O envelope de resposta não necessita de selo, uma vez que tem porte pago em Portugal (estando tal sinalizado em inglês), não tendo qualquer custo para o eleitor. O envelope de resposta contém, também, indicação para os correios locais relativamente à obrigação de assegurar o serviço de devolução de acordo com a Convenção Postal Universal

3. Os cidadãos nacionais recenseados em Singapura e que tenham, até 5 de dezembro de 2021, exercido o direito de opção pelo voto presencial, votarão na Embaixada de Portugal nos dias 29 e 30 de janeiro de 2022, entre as 8h e as 19h.

4. Todos os eleitores poderão obter informações sobre o local de recenseamento e sobre a modalidade de voto prevista através do portal www.recenseamento.mai.gov.pt. Mais informações poderão ser consultadas nos seguintes folhetos:

Voto antecipado no estrangeiro dos eleitores recenseados em território nacional

Voto por correspondência dos eleitores recenseados no estrangeiro

Voting abroad for the Parliamentary elections

  • Partilhe