Entre 1 e 6 de agosto de 2023, Portugal vai receber a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), um encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa.

É, simultaneamente, uma peregrinação, uma festa da juventude, uma expressão da Igreja universal e um momento forte de evangelização do mundo juvenil. Apresenta-se como um convite a uma geração determinada em construir um mundo mais justo e solidário. Com uma identidade claramente católica, é aberta a todos, quer estejam mais próximos ou mais distantes da Igreja. 

O local onde se realiza a Jornada vai alternando, mudando de cidade, a cada edição. É o Papa quem escolhe a diocese que irá acolher cada JMJ, cabendo a esta a organização do evento. É também o Papa quem escolhe o tema da JMJ e o apresenta através de uma mensagem escrita para o efeito, orientando o caminho de preparação e a vivência da própria Jornada.

A edição em 2023 é organizada pelo Patriarcado de Lisboa. Com esse objetivo, o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, instituiu o Comité Organizador Local (COL) da JMJ Lisboa 2023, órgão executivo da preparação e organização da JMJ Lisboa 2023 formado pelos Bispos Auxiliares de Lisboa D. Joaquim Mendes e D. Américo Aguiar e pelo secretário executivo Duarte Ricciardi.

A JMJ Lisboa 2023 é organizada pelo Comité Organizador Local, de forma conjunta e em estreita cooperação, com o Governo de Portugal, a Câmara Municipal de Lisboa e a Câmara Municipal de Loures, tendo sido concedido o Alto Patrocínio da República Portuguesa.

Mais informações em https://www.lisboa2023.org/pt/

  • Partilhe